Reabilitação Pulmonar

    Conjunto de ações terapêuticas multidisciplinares é uma ferramenta multifacetada para melhora das condições e aptidões de vida diária de um indivíduo portador de entidades nosológicas que cronicamente afetam o pulmão. Tal órgão de vital importância, quando perniciosamente afetado traz severas incapacitações funcionais que afetam o cotidiano de seu portador. As incapacitações em enfermidades pulmonares obstrutivas crônicas, mais comumente denominadas como Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), são de espectro variável seguindo a coerência de gravidade com proporção direta aos graus de comprometimento de uma determinada injúria sobre o parênquima pulmonar perante a fisiologia normal do pulmão; podendo em muitos casos inviabilizar simples atividades  de baixo teor energético como  tomar banho, trocar de roupa ou mesmo a  comprometer constância da fala.

Com relação ao beneficio direto sobre os pacientes, tem-se demonstrado que a reabilitação pulmonar que resulta numa melhoria, é independente ao grau de severidade da doença, como se pode apreciar objetivamente através dos seguintes parâmetros:

  • Qualidade de vida e bem-estar geral.
  • Estado geral de saúde, incluindo uma disminuição dos sintomas respiratorios e um incremento na tolerância ao exercicio e atividades da função diaria, tais como caminhar.
  • Aumento da independência do paciente.
  • Melhoria na habilidade de realizar as atividades da vida diaria.
  • Melhoria na função psicológica com desminuição da ansiedade e estado depressivo, com melhoria dos sentimentos de otimismo, auto-controle e auto-estima.

 

Reabilitação Cardíaca

   “O sumário das atividades requeridas para influenciar favoravelmente as causas subjacentes da doença, assim como as melhores condições físicas, mentais e sociais, tal que os pacientes possam, pelos seus próprios esforços, preservar e regressar normalmente ao seu lugar na comunidade. A  reabilitação não pode ser observada como uma forma isolada de terapia mas deve estar integrada numa abordagem de tratamento completa” (O.M.S., 1993).

    Tem como objetivo a melhoria do condicionamento físico, qualidade de vida e redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. O programa é acompanhado por uma equipe multiprofissional, orientada pelo cardiologista do paciente.

 

Reabilitação Bucomaxilofacial

Supenso temporariamente.