Público Atendido

   São atendidos os pacientes vinculados ao HUWC e que sejam portadores  de alterações respiratórias crônicas e cardiopatas. A opção de trabalhar com pneumopatas crônicos deve-se ao fato que a intolerância ao exercício é manifestação comum nestes pacientes e que a disfunção muscular esquelética periférica é fator importante para a diminuição da capacidade para realizar exercícios. Sabe-se que associado a qualquer outro tipo de terapia, o exercício físico pode aumentar significativamente a capacidade física e a qualidade de vida de pneumopatas crônicos.

   Do mesmo modo, o trabalho com cardiopatas com doenças pós-aguda e crônica repousa na possibilidade da equipe de saúde desenvolver intervenções que assegurem a melhora das condições físicas, psicológicas e sociais destes pacientes, podendo, por seus próprios esforços, preservar e recuperar suas funções na sociedade e, através de um comportamento saudável, minimizar ou reverter a progressão da doença.    

    Há que se destacar que as cardiopatias crônicas devido à sua gravidade e, em algumas situações de irreversibilidade, exigem, para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, um programa de reabilitação que, na maioria das vezes, não possibilita a cura, mas auxilia na adaptação e em maior expectativa de vida.